Seleção Brasileira se prepara para iniciar treinos no Velódromo do Rio

Seleção Brasileira se prepara para iniciar treinos no Velódromo do Rio

O Velódromo do Rio é a nova casa da Seleção Brasileira de Ciclismo. Logo após o Mundial de Paraciclismo de Pista no Rio de Janeiro, elogiado por todas as equipes internacionais, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) fechou acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para transformar o Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro na casa da seleção do ciclismo de pista. A informação foi revelada pelo coordenador técnico do paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Edilson Alves da Rocha, o Tubiba.

Para iniciar, de sete a dez atletas olímpicos vão utilizar a instalação, cinco dias por semana, a partir da segunda quinzena de abril, para a preparação dos Jogos de Tóquio 2020.

Segundo Émerson Silva, treinador de pista e responsável pelo esporte de alto rendimento da CBC, a confederação pretende trabalhar com outros atletas, além da seleção. “Os atletas da categoria Junior, até 18 anos, a categoria de base do Mundial Pan-Americano e o Lauro Chaman, medalha de ouro no Mundial de Paraciclismo de Pista realizado no Velódromo, que estará com a gente em algum momento”.

A gestão do Velódromo é administrada pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico. O local é moderno e a pista a mais rápida do mundo, podendo o ciclista atingir a velocidade de 80 km/h. Com capacidade para receber 2,5 mil pessoas, a instalação está disponível para treinamento de atletas profissionais e amadores, para projetos de inclusão social com crianças e para competições nacionais e internacionais.

“O Comitê Olímpico Brasileiro vai acomodar os atletas em dois apartamentos alugados em frente ao Parque Olímpico da Barra. A Seleção Brasileira vai treinar aqui ao longo dos próximos três anos para a preparação para 2020”, explicou o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello, que comemora a boa utilização do equipamento nesse um ano de AGLO e destaca que o Velódromo recebe, além dos ciclistas e crianças dispostas a aprender a pedalar, outras modalidades de esporte como campeonatos de karatê, jiu-jitsu e judô.

Os próximos desafios da seleção serão a Copa Cuba de Pista (CL1/UCI), em, Cuba, entre os dias 23 e 27 de maio, os Jogos Sul-Americanos, na Bolívia, entre 26 de maio a 10 de junho, e 1a e 2a etapas do Festival de Pista (CL1 e CL2/UCI), no Chile, entre 15 e 19 de agosto.

Interessados em pedalar no Velódromo devem entrar em contato com o site da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

http://www.fecierj.org.br/ ou pelo telefone: (21) 99796 9363 – Daniel ou (21) 99623 9323 – Antônio

 

 

Por Graciela Vizzotto

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário:

X
X