QUADRA EXTERNA DE AREIA

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) acaba de concluir a construção de uma quadra de areia dentro do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A inauguração do local ocorre neste fim de semana com as semifinais e finais do Mundial Militar de Vôlei de Praia. O acesso do público é gratuito.
É a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que um legado passa a contar com toda uma estrutura para esportes como futevôlei, futebol de areia, beach tênis, rugby de areia e vôlei de praia, que é uma modalidade olímpica. Medalhistas como Bruno, Alison e Ágatha, além das duplas Evandro e André, e Larissa e Talita, também competem no mundial.
Para o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello, a quadra representa mais uma opção de espaço de treinamentos e competições de atletas de base, bem como atletas de alto rendimento, que passam a contar com uma estrutura para treinos com vistas ao próximo ciclo olímpico.
“A gente tem que oferecer o melhor para esses atletas. Agora nosso objetivo é dar pleno uso ao novo equipamento esportivo, de modo que, inclusive, possamos capacitar nossos competidores para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Essa é mais uma opção para o desenvolvimento dos esportes de alto rendimento no Brasil”, justificou Mello.
A quadra, com 1600m2, está estrategicamente localizada ao lado do Centro Olímpico de Tênis. A ideia é que as estruturas internas como banheiros e vestiários do segundo equipamento sirvam de apoio para o primeiro.
As obras, o que incluiu a construção da quadra, paredes de contenção, todo o sistema de iluminação e drenagem de água, bem como o transporte dos 640m3 de areia; foram realizadas em apenas três meses. A areia foi fornecida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Já a arquibancada deverá ser móvel, e ficará a cargo do organizador do evento esportivo. A estimativa é de que ela deverá atender um público de até quatro mil pessoas. A quadra deverá receber ainda este ano o FutCombat, desafio de futevôlei, de iniciativa empresa Águia Empreendimentos.