Parque Olímpico recebe judocas para competição de alto rendimento neste fim de semana

Parque Olímpico recebe judocas para competição de alto rendimento neste fim de semana

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) vai realizar neste sábado (20/10), das 8h às 20h, no Parque Olímpico da Barra, duas competições da modalidade: o Troféu Rio de Janeiro e a 5ª Etapa do Circuito Rio de Janeiro de Judô. Na primeira competição concorrem os atletas de alto rendimento, enquanto na segunda, disputam judocas com menor experiência na modalidade. Na ocasião, serão avaliados os melhores atletas para representar o Estado do Rio de Janeiro em competições nacionais.

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) está cedendo a Arena 1 para receber cerca de seiscentos judocas inscritos da cidade do Rio e outras regiões do estado, e um público de aproximadamente 2 mil pessoas, que terão acesso livre às disputas, bastando levar 1 kg de alimento não perecível, a ser doado pela autarquia para uma instituição de caridade.

Segundo o presidente da FJERJ, Jucinei Gonçalves, a expectativa é de que a competição conte com a participação de nomes importantes do judô brasileiro.

“A gente deve contar com a presença, por exemplo, da Sarah Menezes, campeã olímpica no ligeiro em Londres 2012. E também a Eduarda Francisco, jovem que venceu o Campeonato Brasileiro Sênior e garantiu a vaga na seleção brasileira em 2019. Ainda devemos ter a Yasmim Lima, que participou do reality show da Globo, Ippon-A luta da Vida, e que teve partes gravadas no Parque Olímpico, além de ter sido campeã brasileira sênior na semana passada. E por fim, também poderemos contar com o Popole Misenga, congolês que lutou pelo Time de Refugiados na Rio 2016”, destacou Gonçalves.

No Troféu Rio de Janeiro irão competir as categorias Sub 15 (13 e 14 anos de idade), Sub 18 (15, 16 e 17 anos de idade), Sub 21 (18, 19 e 20 anos de idade), Sênior (a partir de 21 anos de idade) e Máster, cuja faixa etária fica acima dos 30 anos de idade. Já na 5ª Etapa do Circuito Rio de Janeiro, serão disputadas as categorias Sub 13 (11 e 12 anos de idade), Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior.

As duas disputas de sábado vão premiar os três primeiros colocados com medalhas de ouro, prata e bronze; enquanto as agremiações melhores colocadas até o terceiro lugar, serão contempladas com troféus.

Já para o presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Dias Mello, essa é mais uma oportunidade de fomentar o esporte brasileiro dentro do legado dos Jogos Rio 2016.

“O judô é uma modalidade olímpica que tem grande valor no contexto social, além de ter muito apelo junto aos nossos jovens. Acho importante ceder a arena não apenas para a descoberta de novos talentos, mas também para qualificar ainda mais, atletas de alto rendimento, com vistas, até mesmo, ao próximo ciclo olímpico, em Tóquio”, destacou Dias Mello, ao relembrar que foi no Parque da Barra, que a judoca Rafaela Silva faturou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Rio 2016.

A AGLO já recebeu em suas estruturas esportivas, outras competições de artes marciais, a exemplo do Gracie Pro Jiu-Jitsu, a Copa Carioquinha de Karatê, a Copa Leão de Karatê, o Torneio de Encerramento de Judô, a Final do Campeonato Estadual de Karatê, o Campeonato Rio Internacional Open de jiu-Jitsu JBF, o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, o Evento de Graduação Muay Thay, e o Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu Word Tour Brasil, este último, realizado em novembro do ano passado.

E a população que vai prestigiar os judocas nesse fim de semana, ainda poderá contar com estandes oferecendo serviço de alimentação e comercialização de camisetas que fazem alusão à modalidade, além de suvenires disponíveis para venda.

Serviço –

Dia: Sábado (20/10)

Horário: 8h às 20h

Local: Arena 1 do Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro. Av Embaixador Abelardo Bueno, s/nº – Barra da Tijuca.

Obs: Acesso de carro apenas pelo Portão 6.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário:

X
X