Legado Olímpico a todo vapor

Legado Olímpico a todo vapor

Com o objetivo de viabilizar a utilização das instalações olímpicas e de incentivar as atividades esportivas no Brasil, por meio do plano de legado, a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) administra quatro arenas no Parque Olímpico da Barra – Velódromo, Arena Carioca 1, Arena  Carioca 2 e Centro de Tênis.

Em 2017, essas instalações foram palco de 85 eventos e o Complexo Esportivo de Deodoro recebeu outros 88. Entre os destaques de grandes eventos, estão a etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia; o Campeonato Estadual de Ciclismo de Pista 2017: Bike Weekend; o Comic Con, realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro durante o Rock in Rio; o Jogos Mundiais Militares; o Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour Brasil e os jogos de basquete da liga nacional.

As atividades atraíram um público de mais de 290 mil pessoas nas arenas e quase 1,8 mil esportistas foram atendidos, a maioria atletas de base, mas também tiveram muitos de alto rendimento, como atletas olímpicos e paralímpicos que participaram e prestigiaram grandes competições, entre elas internacionais.

Em menos de um ano de existência, a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) conseguiu desenvolver uma agenda positiva e consistente de eventos esportivos, culturais e de lazer nesses espaços, além de projetos sociais.

Para realizá-los, a AGLO construiu uma quadra de areia totalmente adaptada receber competições internacionais de diversas modalidades esportivas; colaborou com o desenvolvimento de projetos sociais voltados para comunidades do entorno do Parque Olímpico da Barra, como o “Esporte e Cidadania para Todos”, de iniciativa do Ministério do Esporte; e lançou como parceiro do Rio Open o Núcleo Esportivo Rio Open, que visa beneficiar 50 crianças com aulas de tênis.

Para 2018, a nossa equipe tem como um dos principais objetivos a implantação do Centro Esportivo de Treinamento na Arena 2 e a instalação de um Museu Nacional do Esporte dentro do Velódromo.

Não poderíamos deixar de destacar a importância que os nossos parceiros tiveram nesse processo de consolidação do modo legado e a perspectiva de novas parcerias no decorrer de 2018.

 

Por Graciela Vizzotto

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário:

X
X