Fim de semana de inclusão social no Parque Olímpico da Barra

Fim de semana de inclusão social no Parque Olímpico da Barra

Enquanto a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) abre as portas da Arena 2 para sediar a primeira feira do estado, voltada para pessoas com deficiência (PCD); a Arena 1 recebe o Sul-americano de Badminton e o Estadual de Tênis de Mesa. Já no Velódromo tem sua área central cedida para as artes marciais: a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro realiza o Campeonato Estadual de Judô por equipes; e a Federação de Karatê promove a Final do Campeonato Estadual de Karatê.

A Feira Cidade PCD começou hoje (1/12) e vai até domingo (3/12), com entrada e estacionamento gratuitos. Para receber os visitantes, o evento contará com uma estrutura de acesso guiado que vai desde a saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a chegada à Arena 2. Acompanhantes para pessoas com deficiência estarão na entrada do evento. No interior da Arena 2, banheiros adaptados e um ambiente climatizado foi preparado para o maior conforto de todos.

De acordo com o presidente da autarquia federal, Paulo Márcio Dias Mello, essa não é a primeira vez que o legado olímpico recebe eventos voltados para portadores de necessidades especiais. Segundo ele, as arenas já sediaram competições de alto rendimento, bem como, projetos sociais direcionados para este público.

“A gente sempre exige dos organizadores de eventos esportivos ou não, que eles realizem projetos sociais nesses espaços, como uma forma de contrapartida para o uso dos equipamentos geridos pela AGLO. Recentemente recebemos competição de tênis voltada para cadeirantes, de iniciativa da Federação de Tênis do Rio; e também um campeonato de futebol em cadeira de rodas. É muito gratificante ver o legado se consolidando também para modalidades paralímpicas”, destacou Mello.

Além da feira, o Parque Olímpico também vai receber nesse sábado (02/12), o Campeonato Estadual de Judô por equipes; uma competição de iniciativa da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, que seria realizada no Velódromo, no último domingo.

Já nesse domingo (3/12), ocorrerá a VI Etapa do Ranking de Tênis de Mesa, evento do calendário de competições oficiais da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro – FTMERJ, que encerra a temporada 2017.

A competição – que conta com versões olímpica e paralímpica – ocorre no domingo (3/12), a partir das 9h30 na Arena 1. Atletas de todo o país disputam troféus de melhores do ano em 17 categorias que vai do Pré-Mirim até Veterano-60.

Enquanto atletas do Tênis de Mesa competem na Arena 1; no mesmo dia, a Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) realiza a Final do Campeonato Estadual de Karatê, modalidade incluída recentemente nos Jogos Olímpicos.

Cerca de 400 atletas vão lutar no tatame. E as disputas ainda integram crianças e jovens de comunidades carentes atendidas por projetos sociais de Karatê, o que dá para eles, a oportunidade de contato com os melhores atletas do Rio de Janeiro.

O fim de semana acaba e os fãs de badminton entram em cena. Praticada com raquete, a modalidade – semelhante ao tênis e ao vôlei de praia – será destaque de um Sul-americano a ser realizado na Arena 1. A competição terá início na terça-feira (5/12) e término no dia 14 de dezembro. De acordo com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), essa é a maior disputa da América, uma vez que reúne os principais países da América do Sul, a exemplo do Brasil, Chile, Peru, Equador, Argentina e Paraguai.

”Desde o início dessa gestão, em 2012, não perdemos nenhuma competição até agora para o Peru, que era o principal país da região nesta modalidade”, lembrou o presidente da CBBd, Francisco de Carvalho.

 

Serviço:

Sexta-feira (1/12) –

Feira Cidade PCD, das 10h às 19h na Arena 2. De acesso gratuito, o evento também seguirá nos dias 2 e 3 de dezembro.

Sábado (2/12) –

Campeonato Estadual de Judô por equipes; a partir das 9h, no Velódromo.

Domingo (3/12) –

VI Etapa Ranking Estadual de Tênis de Mesa, a partir das 9h30 na Arena 1. Evento gratuito para público em geral.

Final do Campeonato Estadual de Karatê, das 9h às 16h no Velódromo. Evento gratuito para público em geral.

Terça-feira (5/12) –

Campeonato Sul-americano de Badminton, a partir das 9h às 18h na Arena 1. De acesso gratuito, a competição seguirá até 14 de dezembro no Parque Olímpico da Barra, RJ.

* Acesso da imprensa com automóvel deve se dar pelo Portão 7, com identificação do veículo de imprensa.

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário:

X
X