Rio 2016 lança livro sobre o legado olímpico
Lançado recentemente pelo Comitê Rio 2016, presidido pelo CEO Ricardo Trade, o livro “O Balanço do Legado” retrata como estão sendo utilizadas as estruturas do legado olímpico e paralímpico na cidade do Rio de Janeiro e, também, em outros locais do país. Além do legado esportivo, o livro mostra ainda os ganhos urbanos e de transporte que a cidade do Rio de Janeiro obteve.
O documento de uso das instalações dois anos após os jogos, foi criado a partir de um trabalho de pesquisa junto a AGLO, Confederações, Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro, e Instituições como o Rio Centro.
“Nós ainda vemos notícias na imprensa de que o legado está abandonado. Uma inverdade incrível.  Se você pegar o Parque Olímpico da Barra, por exemplo, com a administração da AGLO, é impressionante como tem atividades todos os finais de semana e uma programação diária de alto rendimento e de projetos sociais nas Arenas Carioca 1 e 2, no Velódromo e no Centro de Tênis, que conta com quadra externa de areia utilizada para beach soccer e beach vôlei”, disse Trade.
O presidente do Rio 2016 também comentou o trabalho desenvolvido em outras duas instalações do Parque Olímpico. ” A subsecretaria de legado olímpico da Prefeitura do Rio, faz um belo trabalho na Arena Carioca 3, e o Maria Lenk, sob a gestão do Comitê Olímpico Brasileiro, é impressionante, um centro de treinamento de primeiro mundo”, completou ele.
O livro, que inclui depoimentos de moradores, atletas, ex-atletas, técnicos e dirigentes envolvidos com a utilização das instalações, resume o legado de toda uma década de grandes eventos esportivos, realizados na cidade do Rio de Janeiro, cujo ápice foram os Jogos Olímpicos 2016. “Sempre tivemos uma preocupação grande com o legado, desde os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em 2007, que tiveram um padrão técnico próximo aos Jogos Olímpicos. Também tivemos a Copa do Mundo, os Jogos Militares. De lá para cá, houve uma mudança na cultura do voluntariado em grandes eventos e hoje temos uma estrutura incrível para continuar essa trajetória, o que já está em curso”, finalizou Trade.
A versão em português de “O Balanço do Legado”  está disponível para download no site da AGLO, Clique aqui para baixa-lo.

 

Texto: Clarissa Fortunato e Quintino Maudonnet