É notório que os Jogos Olímpicos podem e devem produzir benefícios duradouros e consideráveis, devendo ser uma grande força de mudança com potencial de criar oportunidades únicas para cidade sede.
Nesse contexto fica evidente o protagonismo e a importância do Parque Olímpico da Barra, em especial do legado o COT – Centro Olímpico de Treinamento, que tem o objetivo de trazer possibilidades de uso da ARENA CARIOCA 2 em três grandes legados: Esportivo, Social e Econômico/Eventos.
Importante ressaltar que o nosso conceito visa garantir uma ocupação flexível, com várias atividades e tipologias de espaços, objetivando o fomento do esporte brasileiro nas esferas de alto rendimento, atletas de base e inserção social.
O COT será responsável por abrigar modalidades olímpicas e não olímpicas, sendo de grande importância para o suporte ao treinamento esportivo de alto rendimento, social e educacional, tendo como objetivo se tornar um centro de referência, atuando na identificação e desenvolvimento de talentos das diversas modalidades, formando um ciclo contínuo de capacitação de novos atletas e profissionais das modalidades a nível nacional e internacional.

PÚBLICO ALVO

– Atletas de alto rendimento;
– Confederações e federações com modalidades alocadas para uso da Arena Carioca 2, seja em treinamentos no FOP (Field of play) ou nas estruturas auxiliares, como a Sala de Força e Condicionamento;
Comitê Olímpico Nacional – utilizadores potenciais por meio de parcerias ou contra-partida pelo uso do COT;
Iniciativa Privada – como potencial fonte de recursos de patrocínio e prestação de serviços relacionados à manutenção das Arenas.
Entidades que atuam no Terceiro Setor – para utilização através de projetos incentivados ou não, com realização de projetos sociais e/ou educacionais.
Sistema de

utilização do COT

Para maximizar a quantidade de treinamentos simultâneos e possibilitar uma flexibilidade maior quando necessário, os equipamentos/esportes foram distribuídos da seguinte maneira:
– 4 tapetes de luta olímpica (wrestling)
– 2 tatames de judô/jiu-jitsu/karatê
– 2 ringues de boxe/muay thai
– 1 octógono (MMA)
– 1 quadra poliesportiva (futsal, handebol, basquete, vôlei)
– 1 quadra de basquete e vôlei
– Sala de musculação e preparação física
– Coworking
– Sala de repouso
– Sala de fisioterapia
– Área médica
– Sauna
– Depósito
– Vestiários