Comissão de Atletas firma apoio à criação do e-Museu do Esporte

Comissão de Atletas firma apoio à criação do e-Museu do Esporte

A Comissão Nacional de Atletas (CNA), entidade que assessora o Ministério do Esporte na gestão da política esportiva, reuniu-se nessa segunda-feira (05/02) no Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro, para tratar de assuntos como programas de caráter educativo, a aplicação da Lei Agnelo/Piva por meio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a criação de um Museu Nacional do Esporte. Presidido pelo ex-jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico, o CNA foi unânime em firmar apoio ao projeto após apresentação da Autoridade de Gestão do Legado Olímpico (AGLO), representada pelo seu presidente, Paulo Márcio Dias Mello.

Integram a CNA nomes que ajudaram a fazer a história do esporte brasileiro, como as ex-jogadoras de vôlei Leila, Ida e Adriana Behar (vôlei de praia), o ex-iatista Lars Grael e a ex-ginasta Luísa Parente. Eles endossaram o projeto do e-museu, a ser implantado no Velódromo Olímpico. Muitos se colocaram à disposição para colaborar na montagem do acervo, seja com depoimentos de suas trajetórias e até com pertences que possam ficar em exibição.

“O objetivo do E-museu, como deve ser chamado, é unificar e preservar a memória do esporte do país. E será o primeiro do gênero no Brasil com plataforma na internet. Trata-se também de um legado olímpico”, comentou o presidente da AGLO.

O E-Museu Nacional do Esporte é um espaço voltado para contar a história dos heróis do esporte brasileiro, reunindo em um só lugar os acervos pessoais de atletas e de colecionadores públicos e privados, ou seja, o museu é um hub de colecionadores. Além disso, o espaço apresentará o legado dos megaeventos – Jogos Mundiais Militares 2011 e Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos sediados no Rio de Janeiro, e proporcionará aos visitantes a prática de alguns esportes. O museu será um parque de experiências esportivas e tecnológicas, e deve ser instalado no Velódromo do Parque Olímpico da Barra.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário:

X
X